sábado, 30 de abril de 2011

Rede Museológica de Abrantes (CMA)

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, homologou o protocolo para a criação do Núcleo Museológico Industrial do Tramagal, em cerimónia realizada no dia 26 de Abril.

O projecto resulta de uma parceria entre a Câmara de Abrantes, a Junta de Freguesia de Tramagal, a empresa Diorama (que funciona nas instalações da antiga metalúrgica), a Predierg e vai permitir a recuperação integral do edifício onde funcionavam os antigos escritórios da Metalurgica Duarte Ferreira (MDF), a partir do espólio legado pela emblemática empresa. Os parceiros querem assim preservar a memória de um dos pioneiros da metalo-mecânica em Portugal, Eduardo Duarte Ferreira, com a dinamização deste pólo museológico que vai salvaguardar parte do património industrial da empresa.

A intervenção a realizar incide num edifício com dois pisos. Contará com um espaço onde serão instaladas as mostras expositivas e documentais da MDF. No piso superior será construído um pequeno centro cultural, com salas de reuniões, conferências e outros eventos. Será criado um percurso turístico de ar livre que fará a ligação do futuro Núcleo Museológico ao actual Museu “A Forja”. Ao longo do percurso, com cerca de 300 metros, serão colocadas as máquinas de grande porte ali construídas ao longo do século XX, como debulhadoras, ceifeiras ou os célebres camiões Berliet, que equiparam o exército colonial português.
(in: Portal da C. M. de Abrantes)

Ver através da hiperligação as intervenções: Ministra da Cultura; Presidente da Câmara de Abrantes; Presidente da Junta de Tramagal; Helena Duarte Ferreira e Joaquim Dias Amaro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.